Estação de ski em Portugal - Xtravel

Serra da Estrela – O lugar ideal para esquiar em Portugal

Se você está procurando onde esquiar em Portugal, te apresentamos a adorável estação de ski Serra da Estrela.

Em Portugal, o único lugar que você vai conseguir esquiar é na Serra da Estrela. Ela fica a cerca de 3 horas de Lisboa e 2h30 de Porto. A região montanhosa é reconhecida pela sua beleza e pela neve que cai todo final de ano, mas principalmente em fevereiro. Apesar de não oferecer altas montanhas, ou pistas repletas de desafios, é ideal para quem deseja apenas um lugar na neve para esquiar ou praticar snowboard.

Ao redor da estação você vai encontrar vilarejos charmosos para se hospedar, curtir alguns passeios e apreciar a gastronomia local. Na Serra da Estrela não existem hotéis aos pés da montanha, como acontece na França ou na Suíça, mas vale a pena um passeio por esta estação de ski.

Então, converse com os especialistas da Xtravel para que eles possam, com você, planejar um roteiro incrível por Portugal no inverno, incluindo uma parada para esquiar na Serra da Estrela.

Nesse post tem:

Onde esquiar em Portugal?

Apesar de Portugal conseguir chegar em temperaturas bem baixas no inverno, não existem muitos lugares para se esquiar. Então, se você pretende esquiar por lá, precisa conhecer Serra da Estrela. A estação de ski fica em uma cadeia montanhosa no centro do país, considerado o ponto mais alto de Portugal Continental, com aproximadamente 1.993 metros de altura. Para completar, a estação foi construída acima de uma torre, dessa forma, o ponto mais alto ultrapassa os 2 mil metros.

Não dá para comparar Serra da Estrela com as estações da França ou Suíça. As pistas em Portugal são mais tranquilas, ideais para iniciantes ou intermediários, não para profissionais. De certa forma, é uma boa alternativa para quem está por Portugal, ou quem deseja explorar outras estações de ski, para além das clássicas. A estação está integrada com o Parque Natural da Serra da Estrela, sendo considerado a maior área protegida em Portugal.

Por isso, se desejar, pode aproveitar a Serra da Estrela no verão ou primavera. São quase 20 lagoas, cachoeiras, vales glaciares e uma paisagem perfeita para curtir caminhadas e outras atividades ao ar livre. Por fim, na região há excelentes restaurantes e bons hotéis para se hospedar.

Onde esquiar em Portugal - Xtravel
A estância Serra da Estrela pode atingir temperaturas de -20°C em alguns invernos. (Divulgação)

Saiba qual o nível das pistas na Serra da Estrela

Na estação de ski em Portugal, Serra da Estrela, você vai encontrar 9 pistas naturais, 10 balizadas e três no ‘snowpark’. A pista mais longa é a Loriga, são 1.664 metros de cumprimento e considerada fácil. Enquanto a menor pista tem 155 metros de cumprimento, se chama Cântaro e é considerada muito fácil. Além de esquiar, na Serra da Estrela você pode se contratar aulas particulares na Escola de Ski, que oferece aulas para todos os níveis nas modalidades ski e snowboard.

Definitivamente, não é uma estação de esqui para profissionais. Confira abaixo os níveis das pistas de ski na Serra da Estrela.

  • Verde (muito fácil): 3 pistas balizadas e 1 pista no snowpark.
  • Azul (fácil): 2 pistas balizadas, 2 pistas naturais e 1 pista no snowpark.
  • Vermelha (difícil): 4 pistas balizadas, 7 pistas naturais e 1 pista no snowpark.
  • Preta (muito difícil): 1 pista balizada.
Onde esquiar em Portugal - Xtravel
As pistas são ideais para iniciantes e intermediários. (Divulgação)

Qual é a melhor época para esquiar em Portugal?

Em Portugal, apesar do inverno começar no final de outubro, a temporada de ski costuma iniciar em dezembro. Normalmente, ela segue até o mês de abril, a temperatura média é de -2°C a 4°C, sendo possível temporadas mais frias. Por isso, lembre-se de se vestir adequadamente para esquiar em Portugal.

Existe maior chance de nevar na Serra da Estrela no mês de fevereiro, entretanto, a estância conta com canhões de neve artificial para ajudar na produção da neve. Na dúvida, converse com os especialistas da Xtravel para garantir um roteiro completo, que você possa aproveitar a temporada de neve em Portugal, dentro e fora das pistas de ski. 

Onde esquiar em Portugal - Xtravel
As temporadas de inverno em Portugal costumam fazer nevar nas montanhas da Serra da Estrela. (Divulgação)

Quanto custa esquiar na Serra da Estrela?

Na Serra da Estrela os ingressos são chamados de Forfait, eles vão dar direito ao acesso às pistas de ski, para esquiar ou praticar snowboard. Além disso, você vai poder utilizar os transportes como o teleférico, e ainda inclui um seguro em caso de acidente. É possível comprar para um dia, dois ou três dias. Há diferença de valores para adultos, crianças de até 12 anos e adultos maiores de 65 anos.

Se preferir, é possível comprar um Forfait diário para a família, que inclui 2 adultos e 2 crianças de até 18 anos. Você também pode comprar pacotes com ingressos de acesso mais o aluguel dos equipamentos. Ou ainda, um dia de aula. As opções são várias, converse com a equipe da Xtravel para saber qual melhor se adequa ao seu perfil. Lembrando que não é possível comprar ingressos direto na estância Serra da Estrela. O ticket permite o acesso nas pistas das 9h às 16h30

Por fim, se desejar, inclua os ingressos para outras atividades, como aluguel de trenó por 30 minutos ou 1 hora. Também é possível realizar um passeio autônomo em raquetes, ou o passeio de moto de neve de 15 minutos.

Ski na Serra da Estrela - Xtravel
Na Serra da Estrela você pode incluir algumas aulas no ticket diário. (Divulgação)

Como chegar em Serra da Estrela?

Para chegar em Serra da Estrela é preciso pegar uma estrada estreita e sinuosa, então, precisa de atenção redobrada. Lembre que existe a possibilidade de você encarar uma estrada com neve, então é importante colocar correntes nos pneus. Você pode alugar um carro, ou solicitar um transfer VIP de Porto, Lisboa ou da pacata Covilhã. Para te ajudar a organizar este roteiro, converse com os especialistas da Xtravel.

A viagem de Lisboa pode durar aproximadamente 3 horas, de Porto são umas 2h30. Uma boa alternativa é ir com calma, parando nos vilarejos e tascas portuguesas, para apreciar a cultura e gastronomia da região. Além disso, reserve algumas noites em hotéis ao redor da Serra da Estrela. A Xtravel também pode organizar estes detalhes para você, criando um roteiro totalmente personalizado.

Onde ficar em Serra da Estrela?

Ao decidir esquiar em Serra da Estrela, em Portugal, saiba que você vai se hospedar nos vilarejos ao redor da estação. É um pouco diferente das estações de ski na França ou Suíça, que contam com hotéis ao pé das montanhas de ski. Você pode encontrar em Covilhã e Guarda, os vilarejos são charmosos, com boa infraestrutura, centro histórico e lojinhas. Para quem prefere uma experiência diferente, Manteigas é o lugar ideal, bem como as regiões rurais ao redor.

Confira abaixo algumas opções de hospedagem e aproveite para entrar em contato com a Xtravel para saber mais detalhes sobre a estadia em cada um deles.

1. Casas da Lapa, Nature & Spa: O único 5 estrelas da região, fica a cerca de 30 minutos da Serra da Estrela. Abraçado pela natureza, oferece uma experiência tranquila, em dormitórios com decoração clean e banheiras com vista para o parque local. Ideal para quem deseja repor as energias. Ainda conta com tratamentos de massagem exclusivo, piscina climatizada e café da manhã fantástico.

2. Hotel Covilhã Dona Maria Affiliated by Meliá: O hotel 4 estrelas está bem localizado, oferece piscinas cobertas e climatizadas. Além disso, você pode usufruir do spa, da academia e de suítes minimalistas acolhedoras. Aproveite para apreciar a gastronomia do restaurante, se preferir, pode optar pela diária com meia pensão inclusa.

3. Hotel da Fábrica: Em Manteigas, este hotel oferece uma experiência agradável, em uma área rural, com piscina coberta climatizada. Aproveite para se hospedar na suíte com ampla vista para as montanhas.

Hotel na Serra da Estrela - Xtravel
O Casas da Lapa tem um ambiente tranquilo e inspirador. (Divulgação)

Que tal receber um orçamento personalizado?!


Leia Mais

Perguntas Frequentes sobre onde esquiar em Portugal

Onde esquiar em Portugal?

Em Portugal, você vai conseguir esquiar na Serra da Estrela. No final de outubro até o começo da primavera, as montanhas mais altas do país ficam repletas de neve. Apesar de ser menos do quê em países como França e Suíça, é uma ótima alternativa para quem deseja aprender a esquiar. Ou, até mesmo, para quem prefere sair um pouco da agitação das estações clássicas de esqui. Clique aqui e saiba mais.

Qual a melhor estação de esqui em Portugal?

Serra da Estrela é a única estação de esqui em Portugal. Nela você pode desfrutar de uma temporada de inverno repleta de aventuras, e ótimas experiências gastronômicas na região. Leia mais. 

Quanto custa esquiar em Serra da Estrela?

O valor para esquiar em Serra da Estrela depende da sua escolha sobre qual época do ano deseja ir, para organizar todo o roteiro. Para te ajudar nesta etapa, fale com os especialistas da Xtravel. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima