Parque Nacional Anavilhanas na Amazônia - Xtravel

Descubra onde fica o Parque Nacional de Anavilhanas e planeje sua visita com a Xtravel

Saiba onde fica o Parque Nacional de Anavilhanas, a melhor época para visitar e converse com a Xtravel para planejar a sua visita ao parque.

O Parque Nacional de Anavilhanas, localizado no estado do Amazonas, Brasil, é uma joia da biodiversidade amazônica e um destino imperdível para os amantes da natureza e aventureiros. Abrangendo o maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 400 ilhas, este parque oferece uma experiência única, com suas ilhas sazonais e paisagens deslumbrantes. 

Para aproveitar ao máximo essa jornada, converse com a equipe da Xtravel, para que eles possam te orientar no planejamento e na criação de um roteiro personalizado. Enquanto isso, aproveite para ler este guia com informações essenciais sobre onde fica Anavilhanas e como conhecer este parque incrível.

Nesse post:

Onde fica o Parque Nacional de Anavilhanas?

O Parque Nacional de Anavilhanas está localizado no estado do Amazonas, no Brasil. Ele é deslumbrante e abriga o maior arquipélago fluvial do mundo. Para se ter uma ideia, durante a estação da seca, são mais de 400 ilhas. Durante a estação chuvosa, quando o nível das águas do rio Negro sobe, e o número pode dobrar. 

Situado a cerca de 70 quilômetros da cidade de Manaus, a capital do estado, o Parque Nacional de Anavilhanas é um tesouro da biodiversidade amazônica. Apesar de não ser necessário pagar para visitar, é de extrema importância contratar guias profissionais para realizar os passeios. Os visitantes vão conhecer a beleza natural da região, com suas florestas, rios e vida selvagem única.

O parque é uma parte fundamental do esforço de conservação da Amazônia. Por isso, é uma área protegida que preserva a rica diversidade biológica da floresta tropical, bem como proporciona uma experiência única para aqueles que desejam se aventurar na majestosa paisagem amazônica.

Parque Nacional Anavilhanas na Amazônia - Xtravel
O Parque Nacional Anavilhanas fica na Amazônia. (Divulgação)

Como visitar o Parque Nacional de Anavilhanas?

Para visitar o Parque Nacional de Anavilhanas e desfrutar de uma experiência memorável na região amazônica, converse com a equipe da Xtravel, eles são especialistas no destino e vão apresentar as melhores opções de roteiro para o seu passeio.

A ideia é oferecer a você um itinerário sob medida, que pode incluir passeios de barco para explorar o arquipélago de Anavilhanas, trilhas na floresta tropical, observação de vida selvagem e interações culturais com comunidades locais. 

Por fim, podemos cuidar dos detalhes logísticos, como acomodações de luxo em lodges, transporte, alimentação e atividades personalizadas. Dessa forma, você vai ter uma experiência de estadia confortável e inesquecível. 

Onde fica Anavilhanas - Xtravel
Para visitar o Parque Nacional Anavilhanas, não é preciso pagar um acesso. Porém, é altamente indicado ir com guias especializados. Planeje o seu roteiro com a Xtravel. (Divulgação)

Como chegar em Anavilhanas?

Para chegar ao Parque Nacional de Anavilhanas, o primeiro passo é aterrissar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) em Manaus, a capital do estado do Amazonas. A partir de Manaus, o acesso ao parque é predominantemente via fluvial, tornando a logística de transporte um componente fundamental da sua viagem. Converse com a Xtravel para organizar a sua viagem para o Parque Nacional de Anavilhanas.

A Xtravel oferece serviços especializados para deixar sua jornada até Anavilhanas mais confortável, além disso, podemos organizar o transporte aéreo de sua cidade de origem até Manaus. Bem como outros detalhes, incluindo passeios e acomodação.

Onde fica Anavilhanas - Xtravel
A Xtravel te ajuda a planejar a viagem dos sonhos para o Parque Nacional de Anavilhanas. (Divulgação)

Qual a melhor época para visitar Anavilhanas?

A melhor época para visitar o Parque Nacional de Anavilhanas é durante a estação seca, que geralmente ocorre entre os meses de junho a novembro. Durante esse período, as águas do rio Negro estão mais baixas, revelando a maioria das ilhas do arquipélago. 

O fator positivo dessa época do ano é que será possível investir em trilhas e na observação da vida selvagem. Afinal de contas, muitas espécies de animais se concentram em torno das áreas acessíveis. Além disso, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis e menos chuvas, tornando as atividades ao ar livre confortáveis.

Entretanto, é válido lembrar que a Amazônia pode ser visitada durante todo o ano. Na estação chuvosa, que vai de dezembro a maio, você vai deslumbrar a beleza de um parque diferente, com novas áreas alagadas devido ao aumento do nível dos rios. A natureza se transforma nesta época, oferecendo uma paisagem com animais distintos da época seca.

Converse com a equipe da Xtravel para você entender qual época do ano vai lhe oferecer as experiências aguardadas. As suas preferências e anseios vão ser importantes na decisão da escolha de quando ir para o Parque Nacional de Anavilhanas. Em resumo, podemos adiantar que a estação seca é mais indicada para trilhas e observação da vida selvagem. A estação chuvosa oferece uma experiência diferente, focada nas paisagens aquáticas.

Onde fica Anavilhanas - Xtravel
O que você deseja fazer em Anavilhanas? Responder esta pergunta é essencial para definir a melhor época da sua viagem. (Divulgação)

O que fazer no Anavilhanas?

O Parque Nacional de Anavilhanas oferece uma variedade de atividades e experiências únicas para os visitantes que desejam explorar a beleza da Amazônia. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer em Anavilhanas:

  • Passeios de Barco. Aproveite para conhecer o incrível arquipélago de Anavilhanas em passeios de barco. Navegue pelas águas do rio Negro, passe entre as ilhas e maravilhe-se com a paisagem única da região.
  • Caminhadas na Floresta. Ao participar de trilhas guiadas na floresta tropical, você se conecta com a flora e a fauna da Amazônia. Além disso, aprende curiosidades sobre a vida na floresta.
  • Observação de Aves. A Amazônia é um paraíso para observadores de aves, por isso, aproveite para registrar espécies únicas da região.
  • Interações Culturais. Uma experiência imersiva de incluir uma visita às comunidades locais ribeirinhas. Dessa forma, você conhece a cultura e o estilo de vida da região.
  • Passeios Noturnos. De noite, a Amazônia segue em movimento, são inúmeras espécies noturnas. Caso tenha interesse, faça passeios noturnos para avistar anfíbios, insetos e mamíferos noturnos.
  • Navegação em Canoa. Experimente a navegação em canoas tradicionais para entrar em áreas mais remotas e explorar canais estreitos.
  • Observação de Botos. Nos passeios de barco pelo Rio Negro, você pode observar os lendários golfinhos da região, conhecidos como boto-cor-de-rosa.
  • Fotografia da Natureza. É impossível não se encantar pela beleza da natureza na vida selvagem da Amazônia. Se você é amante de fotografia, se prepare para registrar momentos únicos.
  • Relaxamento e Desfrute. Apesar da variedade de atividades, tire um tempo para apenas se desconectar. Relaxe e desfrute da exuberante natureza ao redor. Aprecie sem pressa o pôr do sol sobre as águas do rio Negro e ouça os sons da floresta tropical.
Passeio de barco em Anavilhanas - Xtravel
Os passeios de barco e canoa são as atividades mais comuns no parque.(Divulgação)

Onde se hospedar em Anavilhanas?

Você pode se hospedar em um lodge de luxo imerso em Anavilhanas ou ficar ligeiramente afastado, mas também próximo da floresta. O Anavilhanas Jungle Lodge está localizado no coração do parque nacional e oferece uma experiência de luxo singular. 

Os chalés se harmonizam com a natureza, permitindo que os hóspedes se sintam sempre conectados. Para completar, o lodge oferece uma variedade de atividades, como passeios de barco, caminhadas na floresta, observação de aves e pesca esportiva. A culinária regional é destaque, proporcionando a oportunidade de saborear pratos típicos da Amazônia.

Já no Mirante do Gavião Amazon Lodge, em Novo Airão, você vai se hospedar em um eco-resort de luxo às margens do Rio Negro. As acomodações são confortáveis e proporcionam vistas espetaculares da paisagem. Por aqui, os hóspedes também podem desfrutar de atividades como passeios de barco, trilhas na floresta e relaxar na piscina com vista para o rio. 

Converse com a equipe da Xtravel sobre as opções de roteiros para o Parque Nacional Anavilhanas com acomodações de luxo.

Lodge de luxo em Anavilhanas - Xtravel
Viva uma experiência imersiva com luxo e conforto no Anavilhanas Jungle Lodge. (Divulgação)

Que tal receber um orçamento personalizado?!


Leia mais

Perguntas frequentes sobre onde fica Anavilhanas

Onde fica o Parque Nacional de Anavilhanas?

O Parque Nacional de Anavilhanas fica no estado do Amazonas, na região de Novo Airão, aproximadamente 70km de Manaus. Leia nosso post sobre onde fica Anavilhanas, como visitar e o que fazer.

Como ir para Anavilhanas?

Os roteiros de viagem da Xtravel são uma boa forma de você conhecer Anavilhanas. Você vai contar com assistência viagem especializada, opção de lodge de luxo para se hospedar e passeios personalizados. Leia mais.

Qual a melhor época para ir para Anavilhanas?

Depende do objetivo da sua viagem. A região é basicamente dividida em temporada seca e temporada molhada. Cada uma delas oferece uma experiência de viagem distinta. Leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima