O Que Fazer Em Kyoto – 7 Passeios Que Não Podem Faltar

Saiba o que fazer em Kyoto e aproveite para planejar o seu roteiro personalizado com a Xtravel.

Kyoto, a antiga capital do Japão, é uma cidade repleta de história, cultura e beleza natural. Por aqui, você encontra uma riqueza de templos históricos, santuários sagrados, bairros tradicionais e paisagens deslumbrantes.

Neste post, separamos 7 opções de passeios incríveis para mergulhar nesta história. Conheça o majestoso Templo Kinkaku-ji, onde o pavilhão dourado reluz em meio a jardins serenos, até os encantadores jardins do Palácio Imperial, onde a história imperial do Japão ganha vida. Além disso, aproveite para se perder nas ruas estreitas do bairro de Gion.

Para os amantes da gastronomia, uma visita ao Mercado Nishiki é uma verdadeira viagem pelos sabores de Kyoto. Definitivamente, Kyoto reserva uma jornada memorável, repleta de maravilhosas descobertas. Aproveite para conversar com os especialistas da Xtravel para planejar uma viagem inesquecível para Kyoto.

Nesse post:

Os melhores passeios para fazer em Kyoto

Kyoto, uma das cidades mais emblemáticas do Japão, foi a capital do país, por isso, é considerado um dos destinos japoneses mais ricos em tradição. Além disso, preserva belíssimos templos, santuários sagrados e bairros que evocam o charme do Japão antigo.

Continue lendo para saber o que fazer em Kyoto, aproveite e converse com a equipe da Xtravel para que juntos elaborarmos um roteiro inesquecível.

DestinoTipo de experiência
Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado)Este é um dos marcos mais famosos de Kyoto, conhecido por seu pavilhão dourado refletido nas águas do lago.
Fushimi Inari-taishaFamoso por seus milhares de torii (portões vermelhos) que formam trilhas pelas colinas arborizadas.
Bairro de GionCaminhe por ruas tradicionais, com casas de chá, lojas de artesanato e talvez aviste uma gueixa passando.
Templo Kiyomizu-deraExcelente mirante para vislumbrar a vista da cidade de Kyoto e região.
Passeio pelo Distrito de ArashiyamaPara apreciar a Floresta de Bambu, o Templo Tenryu-ji e a Ponte Togetsukyo.
Palácio Imperial de Kyoto e JardinsAntigo lar da família imperial japonesa em Kyoto e oferece uma visão fascinante da história do país.
Mercado NishikiO Mercado Nishiki é um paraíso para os amantes da gastronomia.

Aprecie o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado)

O Templo Kinkaku-ji, também é conhecido como Pavilhão Dourado, visto que suas paredes são cobertas por folhas de ouro. É interessante observar como o templo reflete na lagoa Kyoko-chi. O templo zen-budista, remonta o século XIV e é considerado uma das obras-primas arquitetônicas de Kyoto.

Definitivamente, é o lugar ideal para conhecer um pouco sobre a história do local, mas também caminhar por um cenáriosereno de jardins paisagísticos e lagos tranquilos. Os caminhos sinuosos serpenteiam pelos jardins, oferecendo diversas possibiliades de paisagem com e sem o templo, para apreciação e fotografias.

O edifício é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, além de toda a beleza e importância espiritual e cultural para o Japão. Uma curiosidade é que o pavilhão tem três andares com estilos arquitetônicos singulares. Em outras palavras, cada andar é de um jeito. O primeiro nível segue o estilo das casas palacianas da aristocracia, enquanto o segundo, o estilo comum em residências de guerreiros samurais de alto escalão. Por fim, o terceiro nível, é uma arquitetura Zen chinesa tradicional.

O que fazer em Kyoto - Xtravel
Um templo dourado por folhas de ouro. (Unsplash)

Conheça o encanto do Fushimi Inari-taisha

Fushimi Inari-taisha é mais do que apenas um santuário; é uma experiência espiritual e visualmente impactante. É um santuário com milhares de torii vermelhos que formam túneis impressionantes, no sopé da montanha Inari. Estes túneis seguem um longo percurso de trilhas sinuosas que serpenteiam pelas colinas arborizadas.

A experiência é ainda mais incrível quando você adentra o santuário, sentindo de perto a imponência da estrutura do portão principal. Então, siga pela jornada dos diversos torii. Uma curiosidade é que cada um deles foi doado por indivíduos e empresas em busca de boa sorte e prosperidade.

Caminhar pelos caminhos de Fushimi Inari-taisha é uma experiência envolvente que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e uma conexão íntima com a natureza. À medida que se avança pelos túneis de torii, mais ao fundo da floresta você adentra. Para completar, ao longo do caminho, há várias áreas de adoração, estátuas e pequenos altares.

O que fazer em Kyoto - Xtravel
Os túneis transmitem uma sensação de paz e meditação. (Unsplash)

Explore o tradicional bairro de Gion

O bairro de Gion é reconhecido como o coração cultural de Kyoto, não é para menos, neste adorável lugar, você pode deslubrar a beleza de um Japão tradicional. Existem algumas ruas muito bem preservadas, com casinhas históricas e um estilo de vida mais clássico. A sensação é de ser transportado para o passado. Inclusive, é possível esbarrar com gueixas e maikos (aprendizes de gueixa) perambulando pelas ruas em seus kimonos.

Para completar, é um bom destino para quem deseja conhecer as casas de chá tradicionais, chamadas “ochayas”. Normalmente, estas casas contam com performances artísticas, como dança e música, para acompanhar o momento do chá.

Além desta atmosfera vintage, no bairro de Gion você encontra uma variedade de lojas de artesanato, galerias de arte e teatros. Por isso, é um bairro em Kyoto incrível para se aprofundar na cultura e história do Japão. Por fim, se possível, fique de noite para ver a atmosfera mágica criada pelas luzes suaves das lanternas.

O que fazer em Kyoto - Xtravel
Gion é um bairro charmoso e repleto de histórias. (Unsplash)

Contemple o Templo Kiyomizu-dera

O Templo Kiyomizu-dera é famoso por sua plataforma de madeira que se estende sobre um penhasco. Dessa forma, é possível vislumbrar paisagens incríveis de Kyoto e das montanhas. Durante a temporada de sakura (cerejeiras em flor), o templo fica ainda mais espetacular, com as flores cor-de-rosa emoldurando a estrutura antiga em uma paisagem de conto de fadas.

Além da plataforma de observação, o Templo Kiyomizu-dera também abriga uma série de outros edifícios e santuários. Entre eles estão a Sala Principal, que abriga uma estátua da deusa Kannon, e a Fonte de Água Otowa, onde é possível beber água sagrada. Acredita-se que a água tem propriedades de cura e longevidade.

Os extensos jardins do templo são perfeitos para caminhadas tranquilas em um ambiente repleto de paisagens de tirar o fôlego.

O que fazer em Kyoto - Xtravel
Um ótimo lugar para ver Kyoto do alto. (Unsplash)

Respire pela natureza de Arashiyama

Arashiyama, um distrito localizado a oeste de Kyoto, reconhecido por ser a casa da famosa Floresta de Bambu. O visual é realmente incrível, é impossível não se maravailhar com os altos e exuberantes bambus que se erguem ao redor, criando um cenário mágico e tranquilizador.

Aproveite para fazer uma tranquila caminhada por esta floresta e vivencie uma experiência única de imersão na natureza, com a luz filtrada pelas folhas de bambu criando padrões de sombra hipnotizantes.

Além da Floresta de Bambu, nesta região existem outras belas atrações, como o Templo Tenryu-ji, um Patrimônio Mundial da UNESCO, conhecido por seus jardins japoneses. E ainda a Ponte Togetsukyo, que atravessa o rio Hozu. Por aqui, pode ser interessante apreciar toda essa beleza no outono, quando as folhas das árvores se transformam em tons de vermelho e amarelo.

Floresta de Bambu no Japão - Xtravel
Permita um passeio tranquilo pela floresta de Bambu em Kyoto. (Unsplash)

Explore a história do palácio imperial e seus jardins

O Palácio Imperial de Kyoto e seus jardins são testemunhos vivos da história rica e da tradição imperial do Japão. Localizado no coração da cidade, este complexo majestoso oferece uma visão privilegiada da vida da realeza japonesa ao longo dos séculos. Embora parte do palácio não esteja aberta ao público, os jardins são acessíveis e proporcionam uma experiência serena e contemplativa.

Ao passear pelos jardins do Palácio Imperial, é possível admirar a arquitetura tradicional japonesa, os arranjos paisagísticos e os lagos tranquilos. Cada passo é uma jornada através da história, com monumentos antigos e estruturas preservadas que remontam aos tempos imperiais.

O que fazer em Kyoto - Xtravel
Um passeio contemplativo pelos jardins do palácio. (Divulgação)

Prove a rica gastronomia do Mercado Nishiki

O Mercado Nishiki, conhecido como “a cozinha de Kyoto”, é uma parada obrigatória para os amantes da gastronomia que visitam a cidade. Este mercado coberto é uma verdadeira instituição em Kyoto, ao passear pelos corredores estreitos, você vai esbarrar com uma infinidade de barracas coloridas que exibem uma variedade de frutos do mar frescos, vegetais exóticos, carnes marinadas e muito mais.

Além dos ingredientes frescos, o Mercado Nishiki também é conhecido por seus petiscos deliciosos e pratos de rua tradicionais. De sushis e sashimis frescos a tempuras crocantes e bolinhos de peixe recheados, há algo para todos os paladares neste paraíso gastronômico. Aproveite o momento para provar doces tradicionais japoneses, como mochi (bolinhos de arroz glutinoso) e wagashi (doces japoneses feitos à base de feijão).

O que fazer em Kyoto - Xtravel
Um mercado para deixar que o seu paladar se aventure na gastronomia japonesa. (Unsplash)

Que tal receber um orçamento personalizado?!


Leia Mais

Perguntas Frequentes sobre o que fazer em Kyoto

O que fazer em Kyoto?

Em Kyoto, você vai fazer passeios tranquilos, para explorar cenários bucólicos, em jardins japoneses, bem como conhecer os templos e até um bairro com estilo bem tradicional. Além disso, é um ótimo lugar para se deliciar com a gastronomia japonesa. Clique aqui e saiba mais.

Quando ir para Kyoto?

Depende do tipo de experiência que está procurando, mas ir para Kyoto na primavera ou no outono por causa dos passeios ao ar livre, que são muitos. Dessa forma, dá para apreciar ainda mais a beleza da região. Converse com os especialistas da Xtravel para decidir a melhor época de ir para o Japão. Leia mais. 

Como ir para Kyoto?

Para viajar para Kyoto é preciso encontrar uma agência de especialistas preocupada no planejamento de uma viagem personalizada. Por isso, a Xtravel é a melhor opção para você que deseja conhecer o Japão. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima