Melhor Época Para Visitar o Japão – Dicas Para Aproveitar O Ano Todo

Descubra qual a melhor época para visitar o Japão neste guia sobre as estações do ano no país.

Explorar o Japão é embarcar em uma jornada por uma terra de contrastes e fascínios, onde cada estação revela sua própria magia. Desde o brilho das cerejeiras em flor na primavera até a tranquilidade das paisagens cobertas de neve no inverno. Definitivamente, o Japão oferece experiências únicas durante todo o ano.

Neste post, compartilhamos as características marcantes de cada estação, com dicas para aproveitar ao máximo sua visita, independentemente da época escolhida. De festivais vibrantes a delícias gastronômicas sazonais e atividades ao ar livre, o Japão aguarda para encantar e surpreender a cada estação do ano.

Por fim, aproveite e converse com os especialistas da Xtravel, para juntos definirmos a melhor época para você viajar o Japão, pensando em um roteiro personalizado.

Nesse post:


Qual a melhor época para visitar o Japão?

O Japão oferece diversas possibilidades de passeios, do sul ao norte da ilha. O sul é mais quente do que o norte, vale a pena ter isso em mente quando você pensa nas estações do ano do país. Por exemplo, no verão, ir para as praias e ilhas do sul pode ser a melhor escolha. Já no inverno, as estações de esqui no norte são imperdíveis. A região central, como Tóquio e Osaka ficam lindas no outono, além de terem o clima mais ameno para os passeios.

Continue lendo e confira mais informações sobre as estações do ano no Japão.

Estação do AnoDestaque
Inverno (dezembro a março)Alta temporada, ao norte, muitas estações de esqui. Aproveite os onsens.
Primavera (março a maio)Temporada de transição, é época de apreciar a beleza das cerejeiras.
Entrentanto, evite a Golden Week, uma semana no final de abril início de maio,
que os japoneses ganham ‘férias’ para curtir o verão. As cidades lotam.
Verão (junho a setembro)O calor é intenso. Ideal para quem deseja subir o Monte Fuji.
Outono
(setembro a novembro)
O clima fica ameno e as cores das folhas tornam tudo mais mágico.
Ideal para passeios ao ar livre.

Inverno no Japão (dezembro a março)

Uma das características marcantes no inverno japonês são os cenários cobertos de neve, especialmente nas regiões montanhosas como Hokkaido e as Alpes Japonesas. Nestas regiões, é possível aproveitar para praticar esqui e snowboard. Para completar, é a temporada ideal para relaxar nos onsens, as fontes de águas termais.

Viajar para o Japão durante o inverno é uma experiência fascinante por várias razões. Além da beleza das paisagens cobertas de neve, os festivais de inverno, como o Sapporo Snow Festival em Hokkaido, em fevereiro. São mais de 200 esculturas em gelo realmente impressionantes. Ainda tem o Festival de Luzes de Inverno em Nagano, em dezembro, que iluminam as noites japonesas.

Para completar, o inverno é uma ótima época para apreciar com pratos típicos reconfortantes como nabe (cozido japonês), soba (macarrão de trigo sarraceno) quente e o famoso sushi de ouriço-do-mar fresco.

Por fim, lembre-se de preparar roupas adequadas para passar o inverno no Japão, que tende a ser realmente gelado, com temperaturas muito abaixo do zero. As regiões mais ao norte são as mais geladas, então, prepare camadas de roupas e use acessórios como luvas, cachecóis e toucas.

Confira o que fazer no inverno no Japão:

  • Relaxar nos onsens (as fontes termais vulcânicas);
  • Esquiar ou praticar snowboard nas montanhas;
  • Participar dos festivais de inverno;
  • Tirar muitas fotos com os picos das montanhas nevados;
  • Aproveitar a temporada de neve;
  • Degustar pratos típicos que combinam com o clima gelado do inverno.
melhor época para visitar o Japão - Xtravel
O Sapporo Snow Festival surpreende com as esculturas de gelo. (Divulgação)

Primavera no Japão (março a maio)

A primavera no Japão é um período encantador, marcado pela beleza das cerejeiras em flor, conhecidas como sakura. Nesta época do ano, o Japão se transforma em um mar de flores em tons brancos com rosa, criando paisagens deslumbrantes em parques, templos e ruas. As cerejeiras em flor são um símbolo importante da cultura japonesa, representando a transitoriedade da vida e a renovação da natureza.

Por isso, este período pode ser bastante movimentado, visto que as sakuras atraem milhões de turistas todos os anos. A floração começa no sul do país e vai subindo para o norte. Se estiver na região sul, vale a pena ir no Parque Nishi, no Jardim Botânico Shiranoe ou no Parque Katsuyama. Em Tóquio, o Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen e o Parque Uneo são ótimos pontos para apreciar as belas sakuras.

Apesar dos belos dias ensolarados e quentes, é preciso estar preparado para as possíveis chuvas ao longo do dia. Durante esta estação, as chuvas repentinas são bem presentes.

Por fim, esta é uma estação movimentada, seja pela floração, ou pela “Semana Dourada”. A Golden Week acontece no final de abril para maio. Os japoneses recebem ‘uma semana de folga’, por isso, as cidades tendem a ficar mais lotadas.

Confira o que fazer na primavera no Japão:

  • Aprecie a floração das cerejeiras;
  • Faça piqueniques no parque, curtir os parques ao ar livre;
  • Navegue pelo rio do Parque Chidorigafuchi na temporada da sakura;
  • Visite os castelos japoneses com a paisagem desejanhada pelas sakuras;
  • Participe dos festivais que celebram a chegada da primavera com performances tradicionais, música, dança e gastronomia.
melhor época para visitar o Japão - Xtravel
O colorido das flores representa a renovação no Japão. (Unsplash)

Verão no Japão (junho a setembro)

O verão no Japão é reconhecido pelo calor intenso, se aproximando dos 40°C em algumas regiões, bem como a alta umidade. Definitivamente, é o período ideal para conhecer as incríveis e belas ilhas e praias no sul do país. Esta é uma estação para quem deseja conhecer um Japão repleto de festivais com desfiles, danças folclóricas que celebram as tradições do país.

No início do verão, em junho, é a temporada de chuvas, então, evite este período se os seus passeios estão concentrados em atividades ao ar livre. Após este mês, as chuvas se acalmam e o calor chega com tudo. Na região norte, o verão tem um clima mais ameno em comparação ao sul e região central da ilha, como na cidade de Tóquio.

Viajar para o Japão durante o verão pode ser interessante devido à variedade de festivais e eventos culturais que ocorrem nesta época do ano. Os principais festivais são: Matsuri, Obon, Tanabata e Hanabi. O mais famoso acontece em agosto e dura cerca de 4 dias, é o Festival Awaodori.

Ao planejar uma viagem para o Japão no verão, é importante considerar o clima quente e úmido, especialmente em áreas urbanas como Tóquio e Osaka. Por isso, lembre-se de levar roupas leves e respiráveis, além de proteção contra o sol, como chapéus e protetor solar.

Confira o que fazer no verão no Japão:

  • Conheça as praias paradisíacas de Okinawa;
  • Escale o Monte Fuji;
  • Participe dos festivais que acontecem em diversas partes do país;
  • Aprecie os pratos sazonais como o somen (macarrão fino de trigo), kakigori (raspadinha de gelo) e yakitori grelhado.
Verão no Japão - Xtravel
As praias japoneses vão te surpreender. (Unsplash)

Outono no Japão (setembro a novembro)

O outono no Japão é uma temporada verdadeiramente mágica, caracterizada pela deslumbrante mudança de cores das folhas das árvores, conhecida como “koyo”. Este fenômeno transforma as paisagens do país em um espetáculo de tons vibrantes de vermelho, laranja e amarelo, criando uma atmosfera encantadora e romântica.

Uma das características marcantes do outono japonês é a popularidade dos passeios para apreciar as folhas de outono, conhecidos como “momijigari”. As pessoas se aventuram em parques, templos e montanhas para contemplar a beleza efêmera da natureza.

O outono é considerado a melhor época do ano para visitar o Japão se você está procurando por uma estação com temperatura mais amena. Além disso, é uma época com menos pessoas nas ruas, já que não é período de férias escolares dos locais. Entretanto, atenção ao período de 22 a 24 de setembro, é um feriano nacional, alguns lugares podem estar fechados.

Confira o que fazer no outono no Japão:

  • Aprecie a mudança das cores das árvores do Japão;
  • Investa em passeios ao ar livre;
  • Saboreie a gastronomia local e sazonal com os pratos sukiyaki, nabemono e doces feitos com castanhas e abóboras;
  • Participe do Festival da lua cheia, o Tskukimi.
Melhor época para conhecer o Japão - Xtravel
O outono é uma temporada mágica de cores. (Unsplash)

Que tal receber um orçamento personalizado?!


Leia mais

Perguntas frequentes sobre qual a melhor época visitar o Japão

Qual a melhor época para ir para o Japão?

A melhor época para visitar o Japão depende bastante do tipo de experiência que você deseja vivenciar. O inverno pode ser ótimo para esquiar, enquanto o verão para subir o Monte Fuji, já a primavera presenteia com a beleza da sakura. Por fim, no outono você pode caminhar tranquilamente pelos parques, em um clima ameno com cores belíssimas. Leia sobre as estações do ano no Japão em nosso post.

Quando é alta temporada no Japão?

Todas as estações do ano no Japão possuem períodos de alta temporada, por isso, é importante se organizar e planejar bem a viagem. O verão,por exemplo, é bem agitado não só pelos turistas, mas também pelos locais. As cidades ao norte costumam ser mais movimentadas no inverno, devido a temporada de esqui. O mês de novembro tem se revelado um bom período para conhecer o Japão. Leia mais.

Quando abre a temporada das cerejeiras no Japão?

A temporada das cerejeiras acontece na primavera, em meados de março. Ela se inicia no sul do país, no norte, as primeiras floradas devem acontecer em abril. Leia sobre qual a melhor época para visitar o Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima