enoturismo Mendoza - Xtravel

Explore as Melhores Vinícolas e Rotas de Luxo em Mendoza

O enoturismo Mendoza inclui diversas rotas importantes com sabores marcantes e vinhos premiados.

Em Mendoza, o mundo do enoturismo entrelaça a rica tradição vinícola com paisagens deslumbrantes, vinhedos a perder de vista e uma culinária refinada. Pouco a pouco, os vales revelam plantações de uva exuberantes, com lugares incríveis para serem visitados. Além disso, os visitantes são convidados a degustar vinhos premiados, bem como harmonizar com pratos locais.

Se você busca uma jornada personalizada e luxuosa pelas vinícolas de Mendoza, não há escolha mais requintada do que a Xtravel. Nossa equipe especializada vai te ajudar no planejamento de uma viagem incrível, garantindo acesso exclusivo às principais vinícolas, hospedagem de prestígio e itinerários meticulosamente elaborados para uma experiência de enoturismo verdadeiramente memorável.

Por fim, se prepare para explorar as melhores vinícolas e rotas de Mendoza com a Xtravel.

Nesse post tem:

Tradições e vinhos no enoturismo em Mendoza

Aos pés da majestosa Cordilheira dos Andes, fica a amplamente reconhecida Mendoza. A região tem conquistado o mundo com seus vinhos. A província argentina tem um clima continental seco e mais de 300 dias de sol por ano, proporcionando as condições ideais para o cultivo de uvas de qualidade. A história rica da produção de vinho em Mendoza remonta ao século XIX, quando imigrantes europeus perceberam o potencial extraordinário da terra para a viticultura. Desde então, a região floresceu, tornando-se um reduto de vinícolas renomadas e vinhos premiados.

As uvas em Mendoza são cultivadas em altitudes elevadas, muitas vezes acima de 1.000 metros. Além disso, as oscilações de temperatura diurna ajuda no desenvolvimento dos sabores intensos e características únicas. Não à toa, é nas encostas ensolaradas da Cordilheira que você vai encontrar o melhor Malbec. Por fim, Mendoza presenteia os visitantes com paisagens deslumbrantes e vinhedos expansivos.

Vinhos em Mendoza - Xtravel
A tradição dos bons vinhos de Mendoza estão muito conectados com as Cordilheiras dos Andes. (Divulgação)

Quais vinícolas conhecer no enoturismo em Mendoza?

Em Mendoza, as vinícolas exclusivas deixam a paisagem ainda mais bela e deslumbrante, além disso, oferecem ao oportunidades únicas de degustação. Confira abaixo três das principais vinícolas em Mendoza, incluindo duas que foram premiadas como as melhores do Mundo em 2023! Se desejar conhecer outras vinícolas, converse com os especialistas da Xtravel, para que eles possam te ajudar a identificar as melhores opções para o seu perfil de viagem.

  1. Catena Zapata: é uma das vinícolas mais renomadas e icônicas de Mendoza, Argentina. Fundada em 1902 por Nicola Catena, um imigrante italiano, a vinícola foi posteriormente liderada por seu neto, Nicolás Catena Zapata, que desempenhou um papel fundamental em elevar a reputação dos vinhos argentinos no cenário internacional. Catena Zapata é frequentemente creditada por colocar a uva Malbec da Argentina no mapa mundial do vinho.
  2. Bodegas Salentein: no Vale de Uco, os vinhos da Salentein conquistaram posição entre os 10 melhores vinhos do mundo em 2023. Fundada em 1996 por um empresário holandês, MijndertPon, a bodega Salentein fica a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar. Por isso, consegue uma combinação com a amplitude térmica entre o dia e a noite, criando condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade. O resultado são vinhos complexos e elegantes
  3. Bodega La Cumbre: cativa os amantes de vinho devido a abordagem artesanal. Fundada por uma família dedicada, a vinícola não apenas cultiva variedades tradicionais, mas também experimenta cepas raras, resultando em vinhos que contam a história única do terroir de Mendoza.
vinhos em Mendoza - Xtravel
Catena é constantemente premiada pela qualidade de suas uvas. (Divulgação)

Quais as melhores rotas de vinho em Mendoza?

As rotas de vinho em Mendoza são especiais, algumas bem exclusivas e repletas de experiências inesquecíveis. Separamos 3 opções de rotas para você se inspirar. Entretanto, é válido lembrar que é possível criar uma rota personalizada, para isso, converse com os especialistas da Xtravel.

  1. Rota do Vale de Uco
    • Vinícolas em Destaque: Bodegas Salentein, Catena Zapata, O. Fournier.
    • Características: O Vale de Uco é conhecido por sua altitude e solos excepcionais, resultando em vinhos de alta qualidade. A rota oferece vistas deslumbrantes dos Andes e a oportunidade de explorar vinícolas renomadas. A Bodegas Salentein, por exemplo, oferece um ambiente arquitetônico único, enquanto a Catena Zapata é famosa por seus vinhos de alta gama.
  2. Rota do Vale de Luján de Cuyo
    • Vinícolas em Destaque: Bodega Norton, Luigi Bosca, Ruca Malén.
    • Características: Esta região é a mais antiga de Mendoza e é conhecida por suas vinícolas históricas. A Bodega Norton, fundada em 1895, é um destaque, oferecendo não apenas excelentes vinhos, mas também uma arquitetura encantadora. A Luigi Bosca, com mais de 120 anos de história, é reconhecida por seus vinhos elegantes.
  3. Rota do Vinho em Maipú
    • Vinícolas em Destaque: Trapiche, Tempus Alba, Familia Zuccardi.
    • Características: Maipú é uma região tradicional e diversificada, oferecendo uma mistura de vinícolas históricas e inovadoras. A Trapiche, uma das vinícolas mais antigas da região, apresenta uma arquitetura clássica e vinhos renomados. Tempus Alba, por outro lado, oferece uma experiência única com uma torre de observação panorâmica.
enoturismo Mendoza - Xtravel
A vinícola Salentein é um clássico que deve ser visitado por amantes de um vinho de excelente qualidade. (Divulgação)

Experiências gourmets no enoturismo em Mendoza

Um passeio de enoturismo completo em Mendoza deve somar experiências gastronômicas. É uma forma de se conectar com a cultura da culinária local, harmonizando os sabores ricos e complexos dos vinhos locais. Definitivamente, ao se permitir conhecer a gastronomia de Mendoza, você têm a oportunidade de saborear pratos excepcionais, enquanto se envolve com as histórias e tradições.

  1. Restaurantes Incríveis. Existem belíssimas e saborosas oportunidades de jantares e almoços em vinícolas em Mendoza. Um dos destaques vai para o restaurante Siete Fuegos, no The Vines Resort & Spa. O restaurante é um templo gastronômico que oferece uma experiência única de churrasco, sob a orientação do renomado chef argentino Francis Mallmann. Saboreie uma inesquecível carne suculenta, preparada de maneira artesanal em fogo de lenha, servida em um cenário deslumbrante com vista para os vinhedos.
  2. Experiências de Degustação Gourmet. Muitas vinícolas oferecem experiências gastronômicas exclusivas, onde chefs talentosos preparam pratos harmonizados com os vinhos da casa. Imagine desfrutar de um jantar ao pôr do sol nas vinhas, saboreando pratos gourmet enquanto aprecia um Malbec excepcional.
  3. Aulas de Culinárias Personalizadas. Que tal uma experiência prática com aulas de culinária personalizada? Esta é uma experiência bastante comum no enoturismo, além de aprender pratos típicos, você descobre como harmonizar com os vinhos de Mendoza.
  4. Mercado Central de Mendoza. Explore o Mercado Central para uma autêntica experiência gastronômica, onde produtos frescos, carnes, queijos e pães artesanais se destacam. Muitos chefs locais e restaurantes renomados obtêm ingredientes de qualidade aqui, proporcionando uma verdadeira amostra da riqueza culinária de Mendoza.
enoturismo Mendoza - Xtravel
Aproveite para mesclar passeios que ativem o seu paladar e outros sentidos. (Degustação)

Onde reservar passeios de enoturismo em Mendoza?

Os seus passeios de enoturismo em Mendoza podem ser ainda mais exclusivos e especiais se você planejar sua viagem com a Xtravel. Temos uma curadoria de itinerários que proporcionam uma imersão autêntica na cultura do vinho em Mendoza. Com parcerias com vinícolas renomadas, tendo liberdade para elaborar roteiros e rotas personalizadas.

Para completar, os especialistas da Xtravel estão prontos para te ouvir, oferecendo um serviço exclusivo, para compreender suas reais necessidades e sonhos. Dessa forma, conseguimos entregar uma viagem única, com degustações exclusivas nas vinícolas mais prestigiadas de Mendoza. Aproveite para reservar um incrível hotel de luxo em Mendoza para passar estadias confortáveis com suítes e serviços de primeira classe.


Que tal receber um orçamento personalizado?!


Leia Mais

Perguntas Frequentes sobre enoturismo Mendoza

Como fazer enoturismo em Mendoza?

Para fazer um bom enoturismo em Mendoza, é importante que você esteja apoiado por uma equipe de especialistas. Por isso, vale a pena contatar a Xtravel. Eles estão preparados para te ajudar a escolher as melhores rotas, vinícolas e até quais degustações e passeios devem entrar no roteiro. Clique aqui e saiba mais.

Qual agência faz viagens pelas vinícolas em Mendoza?

A Xtravel é uma agência com grande experiência em viagens de luxo e personalizadas. Entre em contato para planejar a sua viagem pelas vinícolas em Mendoza, bem como outros detalhes como passagens e hospedagens. Leia mais. 

Qual a melhor vinícola em Mendoza?

Existem diversas opções de vinícolas em Mendoza, das mais jovens às centenárias. Você pode escolher um roteiro que inclua as mais antigas, ou aquelas com vinhos que você acredite que vai agradar o seu paladar. Por isso, vale a pena conversar com os especialistas da Xtravel para juntos identificarem qual a melhor vinícola para visitar em Mendoza. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima