Search
Close this search box.
cidade azul Marrocos - Xtravel

Cidade Azul, Marrocos – Descubra os encantos de Chefchaouen

Saiba como é, o que fazer, onde fica e quando ir para Chefchaouen, a Cidade Azul Marrocos.

No coração das montanhas do Rife, no noroeste de Marrocos, fica a Chefchaouen, mais conhecida como Cidade Azul. O motivo do nome é óbvio ao avistar tantas casas e edifícios pintados em diversos tons de azul. É uma cidade pequena em Marrocos, que deve ser visitada principalmente na primavera ou no outono, para você conseguir caminhar e subir as escadas com tranquilidade.

Chefchaouen oferece uma variedade de atrações e experiências, desde passeios pela encantadora medina até caminhadas deslumbrantes nas montanhas próximas e cursos de culinária marroquina.

Neste post, você conhece alguns detalhes sobre a história e a cultura de Chefchaouen. Aproveite para agendar uma conversa com a equipe Xtravel, para juntos planejarem um roteiro inesquecível pela Cidade Azul. Será um prazer auxiliar em todo o processo, da escolha do melhor voo até o melhor hotel e os passeios mais inesquecíveis, em um roteiro personalizado.

Nesse post:


Onde fica Cidade Azul Marrocos?

O nome oficial da Cidade Azul é Chefchaouen (El Aiún) e ela está localizada no noroeste de Marrocos, na cordilheira do Rife. A cidade fica a cerca de 100 km a sudeste de Tânger e a cerca de 196km da capital Fez. A região é montanhosa e conhecida por suas belas paisagens naturais, incluindo florestas de cedros e oliveiras.

A cidade de Chefchaouen ganhou bastante fama por caua das casas e edifícios pintados em tons de azul, por costuma ser chamada de Cidade Azul, ao invés de Chefchaouen. Muitas histórias rodeiam o motivo de terem tantas casas azuís, uma delas é que a pintura pode ter começado na década de 1930, pelos refugiados judeus. A cor azul é associada à espiritualidade e é considerada uma proteção contra o mal-olhado.

A região ao redor de Chefchaouen é conhecida por sua produção agrícola. Além disso, a região é conhecida por seus produtos artesanais, como têxteis, cerâmica e joias berberes.

Como chegar em Cidade Azul Marrocos?

Os voos do Brasil para Chefchaouen não são diretos, eles fazem uma ou mais escalas, dependendo da companhia aérea escolhida. Algumas opções de rotas incluem voos com escala em Lisboa (TAP Air Portugal), Madrid (Iberia), Paris (Air France) ou Casablanca (Royal Air Maroc).

Ao chegar ao Marrocos, os aeroportos mais próximos de Chefchaouen são o Aeroporto Internacional de Tânger-Ibn Battouta (cerca de 120 km de distância) e o Aeroporto Sania Ramel, em Tetuão (cerca de 70 km de distância).

Se você estiver no Marrocos, e pretende visitar a Cidade Azul, pode fazer o percurso com carro privativo e guia exclusivo, a depender da cidade que está. Ou, pegar um voo interno, dessa forma, ganha mais tempo para os passeios, além de ser menos cansativo.

Ao chegar a Chefchaouen, você será surpreendido por um cidade relativamente pequena, que pode ser explorada a pé. A maioria dos pontos turísticos, lojas e restaurantes estão localizados na medina (cidade antiga), que é o coração da Cidade Azul. Esteja preparado para caminhar por ruas estreitas e íngremes, muitas vezes com degraus, o que faz parte do charme único da cidade.

Por fim, uma boa alternativa para organizar a sua viagem para a Cidade Azul é conversar com a equipe da Xtravel para organizarmos um roteiro personalizado, incluindo os melhores voos, hospedagem e atividades na cidade. Somos especialistas em Marrocos e oferecemos um suporte completo para que você tenha uma viagem tranquila e inesquecível.

cidade azul Marrocos - Xtravel
A Cidade Azul surpreende por ter os prédios e casas pintados em azul. (Unsplash)

Como é Cidade Azul Marrocos, Marrocos?

A Cidade Azul de Marrocos é encantadora, tem uma arquitetura que mistura influências andaluzas, marroquinas e berberes, refletindo sua rica história cultural. Cercada por montanhas majestosas e florestas exuberantes, Chefchaouen também oferece belas paisagens naturais. Além disso, conta com uma atmosfera tranquila. Aproveite para conhecer a cidade antiga e caminhe pelas ruelas estreitas e descubra.

Os monumentos históricos de Chefchaouen

Chefchaouen, a charmosa Cidade Azul, possui uma rica história que se reflete em seus monumentos e arquitetura. A cidade foi fundada em 1471 como um ponto estratégico para proteger o Marrocos contra a invasão portuguesa. Ao longo dos séculos, Chefchaouen recebeu influências de várias culturas, incluindo a mourisca, a berbere e a andaluza, criando um ambiente único que combina elementos islâmicos e andaluzes.

Os principais monumentos históricos incluem a Grande Mesquita, construída no século XV, com seu minarete octogonal e interior decorado com azulejos coloridos. Ainda tem a Kasbah, uma fortaleza do século XV que abriga um jardim tranquilo e um museu etnográfico que exibe trajes tradicionais, jóias e artefatos berberes.

Ao explorar Chefchaouen, você descobrirá que a cidade inteira é um verdadeiro atrativo turístico, graças às suas icônicas casas e edifícios pintados em tons vibrantes de azul. Faz parte da experiência na Cidade Azul passear pelas ruas estreitas e sinuosas da medina, para descobrir os diveros tons de azul pelos edifícios.

Além da própria cidade, a região ao redor de Chefchaouen você uma paisagem belíssima. Se gosta trilhas, pode ir nas Cascatas de Akchour, localizadas a cerca de 30 minutos de carro da cidade. Por fim, a Ponte de Deus, uma formação rochosa natural que se assemelha a uma ponte, é outro destaque nas proximidades.

cidade azul Marrocos - Xtravel
As caminhadas pela Cidade Azul são repletas de boas descobertas. (Divulgação)

A cultura de Chefchaouen

Assim como o patrimônio histórico de Chefchaouen, a cultura da cidade também é um reflexo das influências de vários povos. Uma característica peculiar de Chefchaouen é a forte presença da cultura berbere, os habitantes originais da região. Dá para notar essa influência na música tradicional, nas roupas coloridas e nos designs dos tapetes e artesanato local. Outra característica interessante é observar os locais sentados em cafés ao ar livre, bebendo chá de menta e conversando.

Uma festa tradicional importante em Chefchaouen é o Festival de Uthman, realizado anualmente em agosto. Durante este festival, a cidade se enche de música, dança e celebrações coloridas. É uma homenagem ao santo sufi reverenciado que viveu na região no século XVII. A cidade também celebra outras festas islâmicas, como o Eid al-Fitr (fim do Ramadã) e o Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), quando as famílias se reúnem para orações especiais, refeições festivas e trocas de presentes.

Ao caminhar pelas ruas de Chefchaouen, é comum observar a vida cotidiana local se desenrolando diante de seus olhos. Você verá mulheres vestidas com jelabas coloridas (túnicas tradicionais) e homens usando djellabas (mantos longos com capuz), muitas vezes adornados com babouches (chinelos pontiagudos marroquinos).Os sons do adhan (chamado para a oração) ecoam pelas ruas cinco vezes ao dia, partindo das mesquitas da cidade e lembrando a importância central da fé islâmica na vida da comunidade.

Cidade Azul Marrocos - Xtravel
É impossível não ficar admirado com os tons de azul na cidade. (Unsplash)

A gastronomia de Chefchaouen

Embora Chefchaouen não tenha um prato específico exclusivo da cidade, você encontrará muitas iguarias marroquinas populares, como tajines (ensopados cozidos lentamente em panelas de barro), cuscuz (sêmola de trigo cozida no vapor com legumes e carne) e pastilla (uma torta de massa folhada recheada com frango ou pombo, amêndoas e especiarias).

Um prato que você deve experimentar em Chefchaouen é o Tagine de Cabrito, preparado com carne de cabrito macia, ameixas secas, amêndoas e uma mistura de especiarias marroquinas. Outro destaque é a Bissara, uma sopa espessa de favas, alho, azeite e cominho, frequentemente servida no café da manhã com pão fresco.

Para uma experiência gastronômica elegante e luxuosa em Chefchaouen conheça o restaurante Tissemlal, ele fica no La Petite Chefchaouen Hotel & Spa. O visual é segue a arquitetura tradicional marroquina com toques contemporâneos. Além disso, você pode provar pratos marroquinos autênticos preparados com ingredientes frescos e locais. Se estiver procurando por um restaurante mais tradicional, em um ambiente acolhedor, com música típica ao vivo, arrisque o Coffee Clock.

cidade azul Marrocos - Xtravel
A gastronomia em Chefchaouen é parecida com outras cidades marroquinas. (Unsplash)

Onde ficar em Chefchaouen?

Em Chefchaouen, existem excelentes hotéis de luxo para quem deseja um hotel confortável, com excelente serviço e até spa. Confira abaixo algumas opções.

  1. Dar Jasmine Hotel: O Dar Jasmine é um elegante hotel com varandas que deslumbram a vista para a Cidade Azul e as montanhas. A decoração émoderna, porém com toques marroquinos para relembrar a história do local. Além disso, oferece comodidades como piscina ao ar livre e um adorável restaurante. Apenas se prepare para encarar as escadas da entrada do hotel.
  2. Lina Ryad & Spa: Hotel 5 estrelas na Cidade Azul, localizado no coração da medina. Este ryad (mansão tradicional marroquina) foi restaurado e tem uma arquitetura belíssima, com pátios ornamentados, fontes e azulejos intrincados. Os quartos e suítes são espaçosos e decorados com elegância, oferecendo uma combinação perfeita de estilo tradicional e conforto contemporâneo.
  3. Dar Echchaouen: Este encantador hotel fica em um edifício tradicional, a poucos passos da icônica Praça Uta el-Hammam e da Kasbah. Os quartos e suítes são decorados com um toque marroquino autêntico, apresentando cores vibrantes, móveis artesanais e tecidos luxuosos. Os hóspedes podem relaxar no pátio acolhedor, desfrutar de tratamentos no spa ou saborear pratos marroquinos no restaurante do hotel.
Chefchaouen Marrocos- Xtravel
O Lina Ryad & Spa é uma ótima opção para quem não abre mão de luxo e spa. (Divulgação)

O que fazer em Chefchaouen, Marrocos

Um dos destaques de passeios a serem explorados na Cidade Azul é caminhar pela medina da cidade, conhecida por suas casas e edifícios pintados em tons vibrantes de azul. Passeie pelas ruas estreitas e sinuosas, descobrindo pátios escondidos, lojas de artesanato local e cafés acolhedores. Para uma experiência mais exclusiva, contrate um guia especializado.

Aos amantes da natureza e de aventura, uma caminhada até as deslumbrantes Cascatas de Akchour é uma experiência imperdível. Você pode optar por uma excursão privada com um guia experiente, que o levará por trilhas cênicas até as cachoeiras e as piscinas naturais de água cristalina. Aproveite para fazer um piquenique gourmet à beira da água, saboreando iguarias marroquinas.

Se você está interessado em uma experiência cultural única, participe de um workshop de culinária marroquina exclusivo. Sob a orientação de um chef experiente, você aprenderá a preparar pratos tradicionais, como tajines, cuscuz e pastilla, usando ingredientes frescos e especiarias aromáticas. Muitos workshops são realizados em riads privados ou em belas propriedades com vistas panorâmicas da cidade, proporcionando um ambiente íntimo e elegante.

Chefchaouen Marrocos- Xtravel
Caminhe pela cidade com tranquilidade para apreciar todos os cantinhos. (Unsplash)

Quando ir para a Cidade Azul Marrocos?

Definir qual é a melhor época para visitar Chefchaouen é um pouco delicado, pois depende bastante de como você prefere o clima para fazer os passeios. Entretanto, é possível adiantar que o destino é quente. Então, para você ter uma ideia, saiba que a primavera (de março a maio) e o outono (de setembro a novembro) são as estações com temperaturas mais amenas e agradáveis.

O verão (de junho a agosto) pode ser bastante quente em Chefchaouen, com temperaturas podendo ultrapassar os 35°C durante o dia. No entanto, devido à localização da cidade nas montanhas do Rife, as noites tendem a ser mais frescas e agradáveis. Chefchaouen recebe chuvas ocasionais, principalmente durante os meses de inverno (de dezembro a fevereiro). No entanto, chove menos do quê em outras regiões do Marrocos.


Que tal receber um orçamento personalizado?!


Leia mais sobre Marrocos:

Perguntas frequentes sobre Cidade Azul Marrocos

Onde fica a Cidade Azul Marrocos?

A Cidade Azul fica em Marrocos, o nome oficial da cidade é Chefchaouen. É uma cidade localizada a cerca de 196km da capital Fez. Abraçada pelas montanhas, a a característica mais marcante são as casas pintadas em diversos tons de azul. Saiba mais em nosso post e fale com os especialistas da Xtravel.

Como chegar na Cidade Azul Marrocos?

Os voos do Brasil para a Cidade Azul não são diretos, possuem pelo menos 1 parada, normalmente em Lisboa, Istambul, entre outras cidades, a depender da companhia aérea escolhida. Além disso, é preciso usar aeorportos próximos, como o Aeroporto Internacional de Tanger, cerca de 120 km de Chefchaouen (a Cidade Azul). Para te ajudar neste planejamento, converse com a Xtravel. Leia mais.

Quais são os melhores passeios para fazer na Cidade Azul Marrocos?

Na Cidade Azul, no Marrocos, os passeios são basicamente a caminhada pela cidade, que é pequena, e, se desejar, trilhas pela natureza ao redor. É um lugar tranquilo. Leia o nosso post e fale com os especialistas da Xtravel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima