Confira detalhes e informações sobre o Vale dos Reis no Egito e aproveite para planejar a sua viagem com a Xtravel.
O Vale dos Reis, no Egito, é um dos destinos para vivenciar a grandiosidade e o mistério do Antigo Egito. É um sítio arqueológico na margem oeste do Rio Nilo, próximo à cidade histórica de Luxor.
Neste sítio arqueológico, você encontra tumbas esculpidas diretamente nas rochas. Foi o lugar escolhido pelos faraós do Novo Império como local de descanso eterno. Só por isso, já vale a pena visitar o Vale dos Reis, para desvendar cada hieróglifo e ouvir muitas histórias.
Para completar, o visual árido e as montanhas que envolvem a região, deixam a aura ainda mais misteriosa. Certamente, é um lugar incrível para descobertas históricas.
Se você sonha em explorar o Vale dos Reis, continue lendo este post. Compartilhamos mais informações sobre o sítio arqueológico. Aproveite e converse com nossos especialistas para planejar uma viagem de luxo para o Egito e incluir o Vale dos Reis no seu roteiro.
Nesse post:
- Onde fica o Vale dos Reis
- Como é o Vale dos Reis Egito?
- Como visitar o Vale dos Reis?
- Onde ficar no Vale dos Reis Egito?
- O que fazer no Vale dos Reis Egito?
- Perguntas frequentes
Onde fica o Vale dos Reis
O Vale dos Reis fica na margem oeste do Rio Nilo, em frente à célebre cidade de Luxor, no Egito. Este destino icônico foi escolhido pelos faraós do Novo Império justamente pela localização estratégica.
A cidade do Egito mais próxima de Luxor, é Aswan, são cerca de 215 km ao sul de Luxor. Uma viagem que dura aproximadamente 3 horas e meia de estrada, ou 3 horas de trem. Já a cidade de Hurghada, no litoral do Mar Vermelho, fica a 320 km de Luxor.
Cairo e Alexandria são cidades mais distantes de Luxor, onde fica o Vale dos Reis. Neste caso, vale a pena investir em voos internos. Cairo está a cerca de 670 km e Alexandria 900 km.
Por fim, é uma região cercada por desfiladeiros áridos e com a majestosa montanha Al-Qurn ao fundo. O vale faz parte da Necrópole de Tebas. Este é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do mundo antigo.
Escolha a Xtravel para te auxiliar no planejamento desta viagem de luxo. Dessa forma, você garante um roteiro exclusivo e personalizado.
Como chegar no Vale dos Reis?
O ponto de partida ideal para visitar o Vale dos Reis é a cidade de Luxor. Isto porque o sítio arqueológico fica nos arredores desta cidade.
Luxor esta a cerca de 670 km ao sul do Cairo. A melhor forma de acessar com rapidez e conforto são os voos domésticos. Também existem trajetos pela estrada, mas neste caso, é fortemente indicado que planeje a viagem com a Xtravel.
Em Luxor existem muitas opções de excursões para chegar no Vale dos Reis. Desde a clássica travessia de balsa pelo Nilo, até os traslados privativos. A viagem de transfer até a entrada do Vale dos Reis dura aproximadamente 30 minutos.
Vale a pena conversar com os especialistas da Xtravel para planejar um roteiro personalizado. Aproveite para investir na companhia de guias que deixam a experiência mais rica.

Como é o Vale dos Reis Egito?
O Vale dos Reis respira história e grandiosidade. Neste sítio arqueológico você conhece as dezenas de tumbas escavadas para faraós e nobres poderosos do Novo Império. Todas são datadas entre os séculos XVI e XI a.C.
Em cada túnel e cada câmara se prepare para desvendar a arte refinada, pinturas e os hieróglifos. Todos, de certa forma, documentam rituais, deuses e a crença egípcia na vida após a morte.
As tumbas, apesar do passar dos séculos, preservam cores vibrantes e inscrições únicas. Algumas são contornadas pelas rochas alaranjadas. Tudo isso abraçado pela tranquilidade do deserto.
Certamente, caminhar pelo Vale dos Reis é como cruzar os portais do próprio Antigo Egito. É um ambiente de contemplação onde o silêncio contrasta com a intensidade das histórias gravadas.
A natureza no Vale dos Reis Egito
A natureza do Vale dos Reis é marcante pela aridez. O vale está encravado em um cenário de colinas calcárias, montanhas e desfiladeiros. Para completar, o formato piramidal da montanha Al-Qurn complementa o visual e reforça o clima místico da região.
Apesar de pouca vegetação, a paisagem surpreende pelos tons terrosos e contrastes de luz. Além disso, é possível apreciar alguns animais típicos como lagartos e pequenas aves. Certamente, é uma paisagem pitoresca.
Por fim, o Vale dos Reis é o perfeito para contemplar o poder do sol egípcio, sobre as rochas e as dunas.

A cultura no Vale dos Reis
O Vale dos Reis é uma ode à cultura egípcia, refletindo as crenças, costumes e valores mais profundos. As tumbas estão repletas de arte, textos sagrados e símbolos. Certamente, foram projetadas para garantir a imortalidade dos faraós.
Aproveite para investir na visita guiada com especialistas. É o momento para compreender a narrativa dos personagens que ali descansam, como Ramsés VI, Seti I e o lendário Tutancâmon. As histórias são complementadas pelas inscrições, pinturas e os objetos funerários.
Além da herança arqueológica, a região de Luxor mantém vivas tradições locais. Por isso, a depender da época do ano, é possível participar de festas e celebrações religiosas.

A gastronomia no Vale dos Reis
No próprio Vale dos Reis não há restaurantes, mas Luxor apresenta uma cena gastronômica promissora e sofisticada. Restaurantes à beira do Nilo servem pratos típicos como koshari. É um prato preparado com arroz, lentilhas, macarrão e molho de tomate.
Também vale a pena aproveitar para experimentar o falafel, tahine, kebabs e doces tradicionais como baklava. Se desejar experiências ainda mais exclusivas, há boas opções nos hotéis de luxo da região, bem como alguns restaurantes.
Converse com a equipe da Xtravel para incluir experiências gastronômicas em sua viagem.

Como visitar o Vale dos Reis?
A Xtravel se dedica em transformar sua passagem pelo Vale dos Reis em uma aventura exclusiva, segura e personalizada. Nossos roteiros começam em Luxor com traslados privativos e guias especialistas.
Além disso, oferecemos possibilidade de acesso diferenciado aos melhores horários para visitação. Dessa forma, você evita multidões e aproveita o clima mais ameno.
As possibilidades de roteiro são amplas: você pode incluir o Templo de Hatshepsut, os Colossos de Mêmnon, passeios exclusivos de barco pelo Nilo.
Também é possível participar de experiências gastronômicas personalizadas e visitas a mercados típicos. Nossos especialistas planejam todas as etapas da viagem.

O que fazer no Vale dos Reis Egito?
O principal atrativo para fazer no Vale dos Reis é explorar as tumbas faraônicas. Cada tumba conta uma história e tem uma arquitetura própria.
A tumba de Tutancâmon (KV62) é um dos destaques. Ela é pequena, mas extremamente simbólica, com pinturas preservadas e passagens históricas valiosas. As tumbas de Ramsés VI e Seti I são conhecidas pelos corredores repletos de hieróglifos e cores vibrantes.
Além do circuito das tumbas, a visita pode ser ampliada com passeios ao Templo de Hatshepsut. Ele é considerado uma obra-prima do Antigo Egito. Para completar, é possível conhecer os Colossos de Mêmnon, duas estátuas monumentais que guardam a entrada do templo funerário de Amenhotep III.
Por fim, vale a pena conversar com a equipe da Xtravel para mais informações sobre experiências exclusivas. Além de elaborar um roteiro personalizado, com guias experientes.

Onde ficar no Vale dos Reis Egito?
O Vale dos Reis é um sítio arqueológico protegido, por isso, não é possível se hospedar neste local especificamente. Entretanto, Luxor oferece ótimas opções de hotéis de grande prestígio e luxo.
Um ícone é o Sofitel Winter Palace Luxor, hotel histórico à beira do Nilo. Ele fica a cerca de 6 km do Vale dos Reis. É uma ótima opção para quem deseja ficar em um hotel com arquitetura elegante, jardins deslumbrantes e serviços exclusivos.
Outra excelente opção é o Hilton Luxor Resort & Spa, que fica a aproximadamente 7 km do Vale dos Reis. Esse resort oferece suítes luxuosas, spa completo e vistas panorâmicas do Nilo. Certamente, ideal para quem deseja máximo conforto e praticidade.
Para completar, o charmoso Al Moudira Hotel, é para quem busca uma proposta com design árabe. Ele fica na margem oeste do Nilo e é a opção mais próxima do Vale dos Reis, cerca de 4 km.

Que tal receber um orçamento personalizado?!
Leia mais
- Roteiro Egito 7 dias – Uma semana completa
- Melhor época para ir ao Egito – Guia completo
- Rota dos Faraós – Como é e onde contratar?
Perguntas frequentes sobre o Vale dos Reis Egito
A melhor época para visitar o Vale dos Reis Egito é entre outubro e abril. Nestes meses, as temperaturas são mais agradáveis e ideais para explorar as tumbas e sítios arqueológicos com conforto. Saiba mais em nosso post e fale com os especialistas da Xtravel.
Em geral, é permitido tirar fotos sem flash na maioria das tumbas, mas algumas possuem regras específicas. Sempre confira as orientações locais antes de fotografar. Leia mais.
Embora não seja obrigatório contratar guia para visitar o Vale dos Reis, é super indicado. Isto porque o acompanhamento de um guia especializado enriquece a experiência. Você vai entender o significado das tumbas e a história local Leia o nosso post e fale com os especialistas da Xtravel.